terça-feira, 6 de setembro de 2011

escapadinha cultural

No outro fim-de-semana, não foi este que passou, o oooutro, fiz uma escapadinha cultural com os de sempre, os "não cortes"... ok não posso falar muito porque não raras vezes também estou do lado dos outros :) Adiante...


Lá fomos nós rumo ao Porto:
1ª paragem - FNAC
2ª paragem - GALERIAS restaurante
3ª paragem - Jardins do PALÁCIO DE CRISTAL


Num belo fim de tarde de domingo entrámos na FNAC e já se sabe que aqui cada um segue pelo roteiro dos seus interesses, encontrei um livro de actividades mesmo porreiro para a traquinas mais linda porque era livre de regras e apelava bastante à imaginação dos pequenotes! Não o trouxe porque era grandito e não me apetecia andar com ele o resto da noite, a ver se o encontro por aí numa prateleira algures!
Já nos parecia uma hora apropriada para jantar e fomos andando até ao Galerias, ainda estavam a abrir o estabelecimento e nós demos uma ajuda. Sentar não sentar os primeiro minutos, largos, foram a admirar o espaço...sem dúvida de "outros tempos", com um Fiat 600 pendurado numa das parede (dizem que antes estava no meio da sala e era armazém de cervejas), outro carrinho de bombeiros penso eu de que (às tantas estou  inventar) sobre a porta de saída, cadeiras e mesas de ferro, pelas paredes atrás do balcão tudo o que vemos em casa das nossas avós exposto numa vitrine iluminada!! Entrei lá já a pensar na sobremesa, pois pelo caminho ouvia soltarem-se uns: "cheesecake"! Mas não vale a pena imaginarem que eu também não vi nenhum cheesecake, malvados. Ainda assim foi uma experiência gastronómica interessante... não satisfeitos com o prato principal, direi mais insatisfeitos com a fome que já se fazia sentir pedimos entradas, entraditas.. vai então que chegam à mesa 10 pratos bem servidos de: chouriça, grão, feijao frade, feijão preto, salada, couve roxa, paté e tostas, queijo, melão e azeitonas! Aaah e podíamos pedir mais, enaaaa! - Ok senhores, cancelem a vitela!! - Não?! Ok, nós fazemos o esforço... Lá veio ela e só de aparência impressionou, era um prato coberto com massa folhada. Curiosos começámos a explorar os sabores e texturas e é de facto uma bela ideia (e acima de tudo simples!) para fazer um prato diferente em casa. Querem saber o resto?.. Ah bom, por debaixo daquela capinha fofa e douradinha tinha nacos/bifes de vitela estufados e uma folhinha não descobri de quê, mas era algo aromático. Apontei. Já me esquecia da sangria.. começamos pela branca  e continuámos pela de tinto, a primeira era fresquinha e ácida e a segunda fresquinha e docinha! Por tudo e mais um pouco é um local a registar no GPS, para somar pontos tem ainda milongas todos os Domingos à noite ;)
E já  em contagem decrescente estava à nossa espera o evento que nos trouxe até ali, o concerto dos Gotan Project nos Jardins do Palácio de Cristal, 'bora! A agitação do estacionamento, das bilheteiras, da entrada e do 'furar em filinha indiana (ou direi argentina eheh) a plateia mais pontual e eis que estamos prontos para receber a mística de um tango apaixonante. Surpreenderam-me! Muito mais próximos do que esperava, mais contagiante e envolvente... Inicialmente o difícil foi não dançar, parecia que aquela melodia nos puxava, nós não queríamos, mas as pernas tremelicavam como que a iniciar um movimento! Depois, a entrega. É inegável o sucesso do cruzamento de influencias tão diferentes numa só música, ao longo daqueles minutos ora estamos numa milonga ora numa disco, muito bom mesmo. Mas o meu encantamento vai para aquele instrumento primo do acordeão e as suas melodias de composições simples que me levam para outra dimensão, amo muito isso! A ver se um dia destes pego no meu acordeão (um bocadiiito maior só), para lhe sacudir o pózinho que acumula à anos na imaculada caixa, ali tão pertinho de mim e tão longe do meu dia-a-dia... 'estás aqui vermelhusco <3 (pena que não tenhas controlador de volume). 


Valeu ;)




N @br@cinhos





Sem comentários:

Enviar um comentário